Instrução
do Grau 4 - 3ª Parte, Albert Pike
Inspetoria Litúrgica do Estado da Paraíba – 1ª Região
0225 - LOJA DE PERFEIÇÃO PAZ E AMOR
FUNDADA
EM 11 DE ABRIL DE 1972
CAMPINA
GRANDE - PARAÍBA
Instrução do Grau 4 – Questionário 3ª
Parte, ao olhar de Albert Pike
Análise Simbólica à Luz de
Albert Pike
1. A Arca e os seus
construtores
Moisés escolheu Bezeleel e Ooliab para auxiliá-lo. Pike via figuras bíblicas
como arquétipos esotéricos. Bezeleel, o arquiteto inspirado por Deus,
representa o Iniciado perfeito, que une a inspiração divina à habilidade
prática. Sua ligação à “linha de Miriam” pode remeter à tradição da sabedoria
espiritual feminina. A construção da Arca simboliza a materialização da Vontade
Superior — a Lei Divina que se expressa no mundo físico. Para o iniciado, o
Templo é a representação do próprio corpo iluminado pela consciência.
2. O Candelabro Místico de
Sete Luzes
Símbolo da harmonia cósmica e espiritual, relaciona-se aos sete planetas da antiguidade,
às virtudes e aos dons do espírito. Cada chama é uma etapa da consciência.
Representa o caminho da iluminação, a ascensão da matéria à alma, guiado pela
luz interior.
3. O Altar Triangular
É o sinal da ressurreição espiritual e da tríade divina: sabedoria, força e
beleza — ou corpo, alma e espírito. Associado ao mito de Hiram, lembra o ciclo
de morte e renascimento. Indica que a iniciação conduz a uma regeneração
interior, fruto da morte simbólica do velho homem e do despertar de uma nova
vida.
4. Altares dos Perfumes e dos
Sacrifícios
O altar dos perfumes representa as orações e boas ações que se elevam como
incenso diante do Grande Arquiteto. O dos sacrifícios simboliza a vitória sobre
as paixões e a purificação moral. Juntos, expressam o trabalho do iniciado em
harmonia com as forças da natureza e a libertação da alma das amarras do ego.
5. Mesa com os Pães da
Proposição
Os doze pães recordam as tribos de Israel, mas também podem simbolizar os
signos do zodíaco ou as faculdades espirituais do homem. Representam o alimento
da alma: sabedoria e virtude constantemente diante da Luz. É o coração do
iniciado, onde deve permanecer a presença do Divino.
6. Faixa do Mestre Secreto
Azul, com orla preta, chave e a letra “Z”. O azul remete ao infinito espiritual;
o preto, à ignorância. A chave é o símbolo hermético do acesso aos mistérios
ocultos. A letra “Z”, última do alfabeto, pode significar plenitude, fim de um
ciclo, ou ainda, pela tradição hebraica, separação entre ignorância e verdade.
7. Avental Maçônico
Branco com orla preta, ramos e a letra “Z”. Representa a pureza do trabalho e a
consagração da ação física a ideais espirituais. Os ramos cruzados unem vitória
(loureiro) e paz (oliveira). A tríade da abeta sugere o espírito dominando a
matéria. O olho, presente em muitos graus, simboliza a Consciência divina que
tudo vê.
8.
Preparação do Iniciante
A venda indica a ignorância do profano; a tocha, a busca pela luz, ainda
parcial. A corda no pescoço lembra a submissão do ego aos desígnios superiores.
O esquadro, instrumento da retidão, é a razão que rompe as trevas. Esses
elementos descrevem a passagem do iniciado da escuridão à liberdade espiritual.
Conclusão
À luz de Pike, o questionário simbólico é mais que um conjunto de objetos: é um
mapa da jornada iniciática. Cada símbolo, cada vestimenta e cada gesto ritual
ensina uma verdade eterna. Eles não devem ser tomados de forma literal, mas
como alegorias que conduzem o iniciado à purificação, à iluminação e à
fraternidade. Assim, revelam que o verdadeiro Templo se ergue dentro da alma,
no caminho da Verdade, da Liberdade e da Fraternidade.
Hiran de Melo – Presidente da Excelsa Loja de
Perfeição “Paz e Amor”, corpo filosófico da Inspetoria Litúrgica do Estado da
Paraíba, Primeira Região, do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA
da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.
Quer
saber mais um pouco:
https://pazeamorloja0225.blogspot.com/2025/05/instrucao-do-gr-au-4-questionario-3.html
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